Notícias

imagem noticia

NOTA DE REPÚDIO: A APRASC vem a público manifestar seu repúdio às declarações proferidas pelo vereador Paulinho da Silva, em vídeo divulgado nas redes sociais, no qual desrespeita de forma leviana e desinformada a Carreira Militar

A APRASC, vem a público manifestar seu repúdio às declarações proferidas pelo vereador Paulinho da Silva, de Chapecó-SC, proferidas em sessão da Câmara Municipal e amplamente divulgadas nas redes sociais em vídeo divulgado, no qual desrespeita de forma leviana e desinformada a carreira militar.

É preciso esclarecer que o ingresso tanto na Polícia Militar quanto no Corpo de Bombeiros Militar se dá atualmente com a exigência de nível superior, fruto de um processo de valorização e profissionalização conquistado com muito esforço da tropa e reconhecido pela sociedade.

A fala do vereador, ao tratar com ironia gestos de continência e ao menosprezar a formação dos militares, revela desconhecimento, desrespeito e falta de responsabilidade para com homens e mulheres que diariamente arriscam suas vidas na defesa da população catarinense.

Cumpre lembrar que a continência é um gesto de respeito, disciplina e educação, valores que norteiam a vida militar e que deveriam ser praticados por todos os cidadãos, especialmente por representantes eleitos.

Em suas falas, o parlamentar que também é Presidente da Comissão de Direito PCD da OAB/SC, afirmou que se sentiria “desprestigiado” ao ver Militares lecionando em colégios da PMSC, chegando a compará-los a pessoas “sem preparo pedagógico”, além de declarar que esses profissionais “nunca estudaram projeto político-pedagógico, nem conhecem um livro didático decente”.

Vale destacar que os Colégios Militares em Santa Catarina são referência em disciplina, qualidade de ensino e resultados acadêmicos, sendo motivo de orgulho para a população. Reduzir o papel dos militares a estereótipos preconceituosos é um desserviço à sociedade e uma afronta ao trabalho de homens e mulheres que diariamente arriscam suas vidas em prol da segurança pública.

A APRASC reafirma que não aceitará ataques que tentem desmerecer o trabalho e a honra dos militares estaduais, que com dedicação, preparo e profissionalismo cumprem sua missão de proteger vidas, preservar a ordem e servir a sociedade.

Reiteramos nosso compromisso com a tropa e com a sociedade catarinense, sempre na defesa da dignidade, do respeito e do reconhecimento de todas as Praças.

Veja o vídeo: NOTA DE REPÚDIO: A APRASC vem a público manifestar seu repúdio às declarações proferidas pelo vereador Paulinho da Silva, em vídeo divulgado nas redes sociais, no qual desrespeita de forma leviana e desinformada a carreira militar

22/08/2025 13:08