APRASC

Policiais militares de Imbituba evitam tragédia com recém-nascido
30/11/2020

Os policiais militares cabo Gonçalves e soldado Campos, de Imbituba, cidade no sul do Estado, conseguiram salvar uma criança recém-nascida que estava se engasgando com o leite materno, evitando assim uma tragédia, encerrando essa história com um final feliz. O caso aconteceu no dia 19 de novembro e foi reconhecido na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, após solicitação do deputado Jessé Lopes, sendo aprovado em plenário uma Moção de Aplausos.

O cabo Gonçalves e soldado Campos estavam em policiamento fixo na Base Operacional do bairro Nova Brasília, em Imbituba, quando os pais entregaram no colo dos policiais, um menino com dois dias de vida, desacordado e com as vias aéreas respiratórias obstruídas. Rapidamente os policiais iniciaram a manobra tapotagem e solicitaram o apoio urgente do Corpo de Bombeiros.

Após algumas tentativas com a referida manobra, o recém-nascido eliminou uma mucosa nasal pelo nariz e de leite pela boca, retornando a respirar. Logo depois, o Corpo de Bombeiros chegou ao local, realizou a avaliação pré-hospitalar e encaminhou a criança juntamente com os pais até o Hospital São Camilo. A ação eficaz dos policiais militares Cabo Gonçalves e Soldado Campos foi fundamental para que a criança não tivesse piora do quadro, evitando uma tragédia.

Mais calmo o pai da criança relatou aos policiais próximo das 23h, daquele mesmo dia, que já estava em casa, após alta da maternidade, onde seu filho foi se alimentar, e se engasgou com o leite, ficando sem respirar. O pai emocionado não esquece a cena do seu filho todo mole e roxo, e sem saber o que fazer, procurou ajuda na base da Polícia Militar o apoio necessário. Quando a criança chegou aos policiais estava desacordada, sem respirar e os familiares no local estavam muito nervosos. Contudo, após aplicação correta da técnica de tapotagem, foi possível fazer a criança voltar a respirar, e sorrir junto a seus pais.

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h