Notícias
Zaara: a Cadela de busca e resgate do CBMSC
Na missão de servir e salvar vidas, há heróis que correm sobre quatro patas. A cadela de busca e resgate Zaara, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), encerra sua trajetória operacional em 2025, prestes a completar 10 anos de idade, o limite permitido para cães de trabalho.
Foram mais de nove anos de dedicação, coragem e lealdade ao lado de seu condutor, o Aprasquiano Sargento BM Carlos Alexandre de Souza. Por decisão dele, a aposentadoria foi antecipada em alguns meses, em respeito à saúde e bem-estar da parceira de farda — uma guerreira que merece descanso digno de sua história.
Zaara é símbolo de excelência. Iniciou o treinamento ainda filhote, aos três meses de idade, e construiu uma trajetória marcada por missões desafiadoras dentro e fora de Santa Catarina. Esteve presente em grandes operações, como o desastre em Brumadinho (MG), as chuvas em Petrópolis (RJ), as enchentes em Pernambuco, o ciclone bomba em Presidente Getúlio e Rodeio (SC), além de três missões no Rio Grande do Sul.
Com certificações nacionais e internacionais pela IRO (Organização Internacional de Cães de Resgate), Zaara deixa um legado de bravura e competência, sendo referência no serviço de busca e resgate.
É com esse exemplo de parceria, entrega e respeito à missão que, em nome de sua Diretoria, a APRASC parabeniza o SGT BM Carlos, homenageia a cadela Zaara e deseja a todos os Aprasquianos e suas famílias um excelente final de semana.
19/07/2025 10:07