rasgado
rasgadorasgado

Notícias

imagem noticia

Praças em Ação: Bombeiros Militares resgatam 10 pessoas em Cachoeira de Santo Amaro da Imperatriz

A noite de domingo (15/01) foi de extrema tensão para um grupo de 10 turistas em Santo Amaro da Imperatriz. Eles passeavam na localidade da Cachoeira do Salto do Rio Vermelho e ficaram ilhados após serem surpreendidos por um fenômeno conhecido como Cabeça D'água, em que ocorre o aumento rápido e repentino do nível de rios e cachoeiras, devido a chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos do percurso.

A equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Florianópolis foi mobilizada para realizar o resgate. Inicialmente, cinco das vítimas foram localizadas e conduzidas até um local seguro. Em seguida, os bombeiros realizaram uma trilha por cerca de uma hora até o local em que as outras cinco pessoas estavam.

Por conta do trajeto de difícil acesso, com três quedas de água, os demais turistas só foiram localizados por volta da meia noite do dia 16. Eles estavam do outro lado da margem, mas em função da correnteza e do nível do rio, não puderam atravessar e foram orientados a aguardar até o amanhecer. Os bombeiros permaneceram na mata durante este período monitorando-os e avaliando as condições de segurança, para que assim que o sol nascesse fosse feito o resgate.

Foram utilizadas técnicas de salvamento em altura, além de resgate em águas rápidas, assegurando a segurança das vítimas. Por volta das 9h, o grupo já havia sido resgatado, todos com vida e sem ferimentos. A ocorrência também contou com apoio de bombeiros do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São José.Parabenizamos o Grupamento de Busca e Salvamento por mais um trabalho realizado com excelência. Parabéns a todos os envolvidos!

24/01/2023 11:01