APRASC

Confira as orientações para os praças com casos de suspeita de coronavírus
06/08/2020

Pensando no bem estar e na saúde da os bombeiros e policiais, a APRASC recomenda que os os seguintes protocolos. São orientações específicas para casos suspeitos e confirmados, tanto para os praças que estão na rua, quanto para os do P1, que trabalham no administrativo.

Em caso de exposição

Praça na linha de frente

Caso o praça tenha sido exposto a pessoas confirmadas com covid-19 (de 2 dias antes dos sintomas até 14 dias depois) é indicado que se faça o teste. É importante destacar que só é considerado exposição, caso o contato tenha se dado sem o uso de EPI (máscaras e outros). Os critérios para a exposição são: ter estado a menos de 1 metro de distância por 15 minutos ou mais, permanecer a menos de 1 metro de distância durante algum transporte, compartilhar o mesmo ambiente domiciliar.

O caso deve ser informado ao P1 e ao Comandante imediato, além de não entrar mais no quartel neste período. O teste deverá ser realizado no 8º dia após o contato (somente neste período, devido a janela imunológica).

P1 - administrativo

Informar o local onde será realizado o exame ao militar (respeitando o tempo mínimo de 8 dias, devido a janela imunológica), o resultado precisa ser lançado no sistema do SIGRH. Também deve ser preenchido o DSPS e solicitar o afastamento e isolamento social do militar em questão.

Em caso de sintomas

Praça na linha de frente

O praça que apresentar sintomas gripais deverá procurar atendimento médico e ter afastamento imediato. Os sintomas envolvem: febre, tosse, dor de garganta, coriza e falta de ar. Outros sintomas menos comuns são: diarreia, dor no corpo, congestão nasal, perda de olfato e paladar. Após 10 dias do início dos sintomas, o teste deverá ser realizado.

Se o resultado for positivo, o policial ou bombeiro militar em questão precisará cumprir 14 dias de afastamento e ficar em isolamento. O atestado deverá ser enviado ao P1 de forma eletrônica e o comandante imediato deverá ser notificado. Após cumprir o afastamento e estiver há 72 horas sem sintomas, o militar poderá ser reintegrado.

Os que apresentarem o resultado negativo, poderão retornar às atividades caso estejam há 48 horas sem sintomas.

P1 - administrativo

Deve informar o local onde será realizado o exame ao militar (respeitando o tempo mínimo de 10 dias da janela imunológica), e o resultado precisa ser lançado no sistema do SIGRH. Também deve ser preenchido o DSPS e solicitar o afastamento e isolamento social do militar em questão.

Em casos assintomáticos

Praça na linha de frente

Existem pessoas que podem ter o vírus ativo e mesmo assim não apresentar sintomas. Por isso, se constatado o contato com pessoas infectadas, é indicada a realização do teste da mesma forma.

Os testes apresentam resultados diferentes entre si. Por isso a interpretação destes resultados é de extrema importância, pois através dela que será indicada a forma que se deve proceder.

 

IgM Positivo/IgG Negativo: Infecção recente ou ativa; afastamento imediato; retorno ao trabalho ao trabalho em 7 dias.

IgM Positivo/ IgC Positivo: Infecção recente; afastamento imediato; retorno ao trabalho em 7 dias.

IgM Negativo/ IgC Positivo: Infecção anterior ou imunizado; continua no trabalho.

IgM Negativo/ IgC Negativo: Nunca teve contato com o vírus; continua no trabalho.

 

O atestado deverá ser enviado ao P1 de forma eletrônica, e o comandante imediato deverá ser notificado. Mas atenção, o teste realizado precisa ser o padrão utilizado pela PMSC, caso não tenha sido, o teste deverá ser refeito no local indicado pela PMSC.

P1 - administrativo

Deve informar o local onde será realizado o exame ao militar. Caso o resultado seja positivo, ele precisa ser lançado no sistema do SIGRH. Também deve ser preenchido o DSPS e solicitar o afastamento e isolamento social do militar em questão.

 

Veja o vídeo do tutorial

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h