Em passagem pelo Oeste, Presidente da APRASC se reúne com praças PM em Chapecó

Geral

Praças em Ação: Soldado BM aprasquiano resgata idoso que se perdeu em área rural em São Lourenço do Oeste
06/05/2021

No dia 1º de maio, por volta das 20h10, a guarnição do Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste composta pelo Sd BM Adelino da Silva de Jesus e pelo BC Neimar foi acionada para atender a uma ocorrência de desaparecimento. Segundo relatos de familiares, um idoso de 70 anos havia se perdido em um matagal na comunidade de Santana de Bela Vista, área rural do município.

O idoso teria saído de casa no início da tarde para coletar pinhões e, até então, não havia retornado, tendo sido visto pela última vez no fim do dia. Após coletar informações básicas, a guarnição se deslocou até o local do ocorrido. Logo em seguida, fez contato com o oficial de dia, já pensando na possibilidade de mobilizar apoio.

Mesmo que a busca noturna não seja um procedimento recomendado, por já ter conhecimento da área, o Sd Adelino decidiu iniciar uma operação de busca pela localidade. “Seguimos para a casa do desaparecido para obter informações complementares, constatando que seus pertences estavam no local. Concluímos, então, que ele havia se perdido na mata apenas com a roupa do corpo”, explica o militar.

Apesar da boa condição física do idoso, a maior preocupação da guarnição era com as baixas temperaturas às quais ele estaria exposto durante a madrugada, o que seria um grande risco para a sua saúde.

Com o auxílio de um celular equipado com GPS, a equipe traçou um raio de 400 metros para percorrer a partir do último local onde o idoso foi avistado. A equipe de buscas contou com os dois bombeiros e um morador da região. Utilizando-se de lanternas e um chamado de apito, os três seguiram pela área demarcada. Cerca de 1h20min depois, o idoso foi encontrado deitado em meio a uma encosta próxima de um rio, área com declive muito acentuado. A vítima estava na base de um pinheiro araucária, imóvel.

A guarnição se aproximou com cautela para abordá-lo, inclusive sendo preciso segurá-lo para não haver queda. Uma avaliação prévia foi efetuada, identificando desorientação, distúrbio de comportamento, dificuldade de locomoção (membro superior esquerdo e membros inferiores apresentando formigamento), além de claros sinais de hipotermia.

A equipe realizou o transporte da vítima com uso de uma técnica conhecida como cadeirinha, conduzindo-a até um estábulo da propriedade, onde foi acionada uma ambulância para transporte do paciente até o atendimento médico.

A APRASC enaltece o trabalho desse praça BM, que, com sua atitude e coragem ímpares, conseguiu salvar mais uma vida junto com os outros dois homens que o auxiliaram no socorro.

 

Assista abaixo a reportagem em vídeo

[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h