#PraçasEmAção: Bombeiro militar aprasquiano arrisca vida para salvar família no mar

Geral

PRAÇAS EM AÇÃO
11/02/2021

O aprasquiano cabo PM Luiz Alberto estava de serviço quando foi designado para ir até a casa de uma gestante que estava entrando em trabalho. Silvana da Silva Westerp, sogra da jovem Daniela de Toledo, foi até a sede do 12º BPM, em Balneário Camboriú, pedir ajuda aos policiais já que o SAMU estava demorando para chegar. O caso aconteceu na manhã de 03 de fevereiro de 2021 no bairro Nações.

Chegando ao local, encontraram a mãe da criança apoiada na cama e sentindo fortes contrações. Com o início do atendimento, foi constatado que a bolsa amniótica havia rompido, e a criança já estava começando a nascer, com a cabeça já surgindo e sinais de cianose.

Rapidamente o Cb Luiz Alberto iniciou o parto, contando com o auxílio da mãe da jovem, a senhora Rosileia. Com o parto realizado, a criança parecia não respirar, não esmiuçava o típico choro dos recém nascidos, além de apresentar uma coloração atípica.

O policial militar então orientou a mãe da jovem a fazer manobras que permitissem a desobstrução e facilitassem a entrada de ar para o bebê, como a retirada da secreção dos olhos e do nariz.

As manobras foram fundamentais para estabelecer os sinais vitais da criança, que logo em seguida chorou nos braços da avó. A situação se tranquilizou com a chegada da guarnição do apoio terrestre do ÁGUIA (BAPM) e posteriormente o SAMU que transportou-os para o Hospital Ruth Cardoso.

A APRASC enaltece a atuação do Cb Luiz Alberto, que foi fundamental para que as vidas da mãe e do bebê fossem salvas.

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h