Nota de Pesar

Geral

Bombeiros militares guarda-vidas arriscam a vida para apagarem incêndio em Araranguá
30/12/2020

Dois bombeiros militares guarda-vidas que estavam de serviço no dia 29/12/2020 (terça-feira) no Posto Central de Guarda-Vidas do Morro dos Conventos, no município de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, arriscaram as vidas e ficaram intoxicados com a fumaça ao iniciarem o combate a um incêndio em um apartamento no mesmo bairro. Eles são o 3º Sargento BM Mateus e Soldado BM João Ricardo, heróis de farda. O fogo começou no imóvel no segundo andar de um edifício de seis pavimentos.

A guarnição do ABTR-121 (Auto Bomba Tanque Resgate) foi acionada para incêndio em um edifício residencial e ao chegar no local, dois Bombeiros Militares que estavam de serviço no Posto Central de Guarda Vidas Morro dos Conventos já faziam o primeiro combate com extintores e sistema hidráulico preventivo e evacuação dos moradores do prédio do incêndio. A guarnição de serviço, então, adentrou no edificio e fez o combate utilizando o sistema hidráulico que estava montado pelos militares guarda-vidas. Conseguiram extinguir por completo as chamas, que estavam localizadas em um cômodo de um apartamento no segundo pavimento do edifício, na Rua Beira Mar do Morro dos Conventos.

A guarnição utilizou o ventilador para retirada da fumaça aquecida do ambiente. Durante o atendimento da ocorrência, foi acionada a USA-03 (Unidade de Serviço Avançada) do SAMU para prestar atendimento aos bombeiros militares guarda-vidas, que acabaram inalando muita fumaça durante a evacuação dos moradores. Após procedimentos habituais, as viaturas e equipes deixaram o local seguro, aos cuidados do síndico do edifício, orientando sobre a inspeção de incêndio. Um casal de idosos que estava  em outro apartamento alguns andares acima e havia ficado após a evacuação do prédio foi resgatado e passa bem, além de dois cachorros de uma outra moradora.

A ocorrência foi a número 40096843.

A APRASC enaltece o trabalho de todos os nossos praças, mas, em especial, parabeniza o 3º Sargento Matheus e o Soldado João Ricardo, que estavam de serviço como guarda-vidas militares e colocaram as vidas em risco para combater as chamas enquanto aguardavam o reforço da Guarnição de Serviço de Araranguá.

*Com informações do CBMSC

*Fotos: Guarnição de Serviço do Corpo de Bombeiro Militar de Araranguá

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h