APRASC comemora fim da prisão administrativa disciplinar

Geral

Praças Em Ação: Soldados da PM evitam tentativa de suicídio em Tubarão
11/11/2019

Dois soldados da 2ª CIA do 5º BPM, em Tubarão, no sul do Estado, conseguiram, com sucesso, evitar um suicídio no bairro Humaitá no final da noite do último dia 04 de novembro. A guarnição PM 4513 composta pelos aprasquianos soldados Tábata Anselmo Anacleto e Samuel Damiani de Souza Correa foi acionada por volta das 23h via Central Regional de Emergência com a informação de que um homem estava tentando tirar a própria vida em um terreno perto de um shoppping e prontamente seguiu para o local. O soldado Damiani conta que só foi possível localizar o homem com o auxílio de uma lanterna, devido à escuridão da área, e fala como se deu toda a operação de resgate.

“Chegando ao local, a guarnição, com ajuda de uma lanterna, iluminou o ambiente e visualizou um masculino aproximadamente a 15 metros de distância da entrada e constatou que estava pendurado por uma corda, e que essa estava amarrada na armação de madeira do telhado do estabelecimento. Imediatamente, pulamos o portão de ferro para entrar no terreno e corremos até o homem, que estava desacordado. Ergui o mesmo pelas pernas, para cessar o enforcamento e a vítima começou a apresentar sinal de vida ao voltar a respirar com dificuldade. Nesse instante, puxei com as pernas um banco que estava ao lado dele e arrastei-o para baixo da vítima, falando para colocar os pés em cima do banco, mas o homem não demonstrava vontade de viver”, conta Damiani.

A soldado Tábata diz como auxiliou o colega para obterem êxito no salvamento do homem.

“O homem resistia à ajuda e lembrei que meu colega tinha na farda um canivete. De imediato, peguei o canivete e cortei a corda. Colocamos a vítima deitada no chão e então o homem começou a respirar melhor. Cortei também a corda que envolvia o pescoço dele para que não ficasse sufocado. Chamamos o Corpo de Bombeiros, que chegou em seguida junto com outras duas guarnições da Polícia Militar. Os bombeiros prestaram o primeiro atendimento e conduziram a vítima até o Hospital Nossa Senhora da Conceição”, relata a soldado.

A soldado Tábata, que estava de aniversário no dia da ocorrência, afirmou que foi um presente ter salvo mais uma vida.

“No hospital, após o homem estar mais calmo, conversamos com ele e o mesmo afirmou que ele próprio ligou para o 190 se passando por outra pessoa e informou o suicídio, com o intuito de ter o corpo encontrado pela polícia, pois não queria que fosse encontrado por familiares. Em seguida, falou que desligou o telefone e se soltou pendurado pela corda para atentar contra a própria vida, pois estava com problemas pessoais e achou que essa era a única solução. Mas ele demonstrou arrependimento e agradeceu a guarnição por ter salvo sua vida. Para mim, foi um presente de Deus ter podido salvar mais uma vida. Se não fosse a rapidez com que a guarnição chegou no local, a agilidade e o trabalho em conjunto, o final poderia ter sido trágico”, finaliza com alegria a soldado Tábata.

A APRASC ressalta o importante trabalho desses valorosos profissionais, cuja missão é cuidar rotineiramente da segurança das pessoas. Parabéns a esses guerreiros de farda sempre dispostos a salvar vidas e ajudar a quem necessita. Grandes exemplos de dedicação e lições de vida que merecem ser divulgadas e compartilhadas.

Ouça a notícia na RádioWeb APRASC

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h