APRASC na Mídia

Geral

APRASC faz homenagem junto à Câmara de Vereadores de Joinville aos 25 anos do primeiro pelotão de polícia feminino no município
09/08/2019

Em 21 de março de 1994 as mulheres ingressaram na Polícia Militar de Joinville. Na época, a primeira escola formada exclusivamente por mulheres na Cidade, a qual levou o nome da senhora Juracy Maria Brosig. Em reconhecimento àquelas que fazem parte desta história, o aprasquiano sargento RR vereador Richard Harrison homenageou, em sessão especial realizada na noite dessa quarta-feira (07/08), na Câmara de Vereadores de Joinville, os 25 anos da polícia feminina no município. O 1° sargento Ezequiel Queiroz representou a APRASC como vice-presidente regional Norte.

Em seu discurso, o aprasquiano e vereador Richard Harrison destacou a importância da mulher em diferentes áreas, em especial, para a manutenção da segurança. “Vocês dedicam-se e dedicaram-se, enquanto estavam em suas atividades, à manutenção da ordem e da segurança pública de cada um dos cidadãos joinvilenses. Que a mulher possa participar cada vez mais dos diferentes espaços, inclusive políticos e sociais. “, afirmou.
Policial Militar da reserva de Santa Catarina, Richard Harrison entrou para o serviço público no ano de 1988; durante a solenidade mencionou o dia da chegada do primeiro pelotão de polícia feminina em 1994. “Quando chegaram à Polícia Militar, eu estava no antigo pelotão de choque. Na época, nós mais aprendemos com elas do que as ensinamos. Vocês são muito importantes para a segurança pública, não nos deixem com a saída da caserna, mas continuem nos ensinando e orientando, porque o papel de vocês é fundamental na sociedade” e, complementou, “vocês fizeram história neste Município; nós precisamos aqui unir esforços, independentemente das bandeiras político-partidárias, independentemente de nossas funções, e fazermos com que as coisas aconteçam para que muito em breve possamos ter outra escola de polícia feminina em Joinville para dar continuidade ao que vocês iniciaram”, disse o vereador.

Da turma Maria Juracy Brosig, participaram da solenidade 22 policiais. Coube à 3º sargento Rosana Nogueira da Costa a missão de discursar, representando as colegas, pelos 25 anos do ingresso na polícia.

Aprendemos a responsabilidade de servir a sociedade em um de seus maiores anseios, a segurança pública. Foi com garra e profissionalismo que ocuparam espaços nas funções para as quais foram qualificadas. Muitos anos se passaram e algumas outras mulheres vieram e se juntaram às pioneiras. Parabéns, turma Maria Juracy Brosig, e a todas as policiais femininas de Joinville que fizeram e fazem história em nossa cidade, abrindo portas para muitas outras mulheres que buscam ocupar uma vaga na PMSC”, destacou a sargento Rosana.

Também acompanharam a solenidade o comandante do 17º Batalhão, Tenente Coronel Paulo Roberto Bilinstk Grams, no ato representando o Comandante da 5ª Região de Polícia Militar, o Coronel Dirceu Neundorf; e o Subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Major Daniel Screpanti Borges Monteiro, no ato representando o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Jofrey Santos da Silva.

*Fotos de Mauro Schlieck, Câmara de Vereadores de Joinville

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h