24 de Junho – Dia Nacional do Policial e Bombeiro Militares

Geral

Praças Em Ação: Bombeiro militar salva vida de bebê com orientações ao pai da criança por telefone no Oeste de SC
16/05/2019

PRAÇAS EM AÇÃO

O soldado Fábio Júnior Rodrigues, do 12º Batalhão Bombeiro Militar de São Miguel do Oeste, realizou o salvamento de uma criança, vítima de afogamento, dando orientações por telefone ao pai do bebê. A ligação foi feita na noite da última segunda-feira (13/05). O pai, de 23 anos, morador do município de Maravilha, relatou ao soldado Fábio, que atendeu à chamada na central de emergência, que a criança, uma menina com 7 dias de vida, havia se engasgado. O bombeiro perguntou o endereço completo para enviar socorro e começou a repassar orientações com calma para fazer os primeiros procedimentos até a chegada da ambulância.

“Calma. Eu vou acionar a ASU de Maravillha. Mas fique tranquilo. Coloque a bebê na sua perna, virada de bruços, com a cabeça um pouco mais baixa que o corpo e dê umas batidinhas de leve nas costas que ela vai se desafogar e voltar a respirar”, orientou o soldado Fábio.

Depois de alguns minutos, o pai relata, aliviado, que a criança está bem.

O soldado Fábio está desde 2013 no Corpo de Bombeiros e trabalha há dois meses na central de emergência em São Miguel do Oeste. Neste período, é o segundo caso do tipo atendido por ele. O bombeiro dá orientações aos pais para evitar ocorrências do gênero.

“A criança já estava sem respiração. Mas com o socorro rápido, o pai conseguiu desobstruir as vias aéreas. Quando os bombeiros chegaram com a ambulância na casa, a bebê já estava bem, até brincando. É importante, depois que o bebê mamar ou comer outro alimento tipo papinha, que seja colocado de lado se for dormir, para não se afogar em caso de refluxo. Caso ocorra uma emergência desta, tem de pedir ajuda, manter a calma e seguir as orientações como as que dei por telefone”, ressalta o soldado Fábio.

A APRASC dá os parabéns ao soldado Fábio e aos colegas da corporação pelo exitoso atendimento prestado e pela preparação demonstrada. São os nossos praças em ação, salvando vidas.

 

*Com o apoio da Rádio Peperi, de São Miguel do Oeste, e do Comando do 12ºBBM

 

Ouça a reportagem na Rádioweb APRASC

[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h