APRASC presente na reunião com representantes de oito entidades de militares estaduais

Geral

Coronel Edupércio Pratts assume o comando do Corpo de Bombeiros de SC
08/02/2019

O coronel Edupércio Pratts assumiu nesta quinta-feira (7) o comando-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O também coronel Charles Vieira tomou posse como subcomandante. A cerimônia foi realizada em Florianópolis e teve a presença do governador Carlos Moisés (PSL) e a vice-governadora Daniela Reinehr (PSL). 

No mesmo evento, os coronéis do Corpo de Bombeiros Daniel Fernandes e Júlio César da Silva assumiram os cargos de chefe do Estado-Maior Geral e corregedor-geral, respectivamente. O presidente da APRASC, subtenente João Carlos Pawlick e o soldado Bruno Scarabelot de Oliveira, da coordenação de Imprensa, participaram da cerimônia. 

“Desejamos sucesso ao novo comando, esperamos por um grande trabalho e que reivindicações dos praças sejam debatidas e atendidas”, destacou Pawlick. A APRASC estará agendando uma reunião com o novo comandante para os próximos dias e já prepara uma pauta de reivindicações, entre a principal demanda está a escala 24x48h. Essa escala deveria ter sido extinta em dezembro de 2016, prazo máximo estipulado pela lei, mas até hoje continua em funcionamento. 

O anúncio do governador Carlos Moisés de pedir a prorrogação do concurso público de soldados de 2017 do CBMSC foi comemorado pela APRASC. 

 

O novo comandante-geral da corporação, coronel Edupércio Pratts, garante que o governador Carlos Moisés sinalizou para a contratação de soldados ainda em 2019.

“Utilizar esses excedentes é uma economia para o estado e agiliza o processo de contratação de mais efetivo, que é o que precisamos”, disse Pawlick. O processo seletivo é válido até março deste ano, mas será estendido por mais um ano para que os 292 excedentes possam ser aproveitados futuramente. A solicitação está na Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

A grave defasagem no quadro de bombeiros é uma das grandes preocupações da APRASCque tem lutado pelo aumento do efetivo. O déficit no número de bombeiros militares também é usado como justificativa pelo Comando para manutenção de jornadas de trabalho que excedem 40 horas semanais previstas por lei estadual 16.773/2015. Um exemplo disso é a escala de 24 por 48h. 

No dia 8 de janeiro, a diretoria da APRASC recebeu o grupo de excedentes que veio pedir o apoio da entidade para a convocação. Na exposição de motivos, os excedentes alegam um déficit de 1.177 bombeiros em Santa Catarina. Isto porque, de acordo com o Portal da Transparência, o número de servidores ativos do CBMSC em outubro de 2018 era de 2.639 militares. E em contrapartida, a Lei Complementar nº 582/2012 prevê o efetivo máximo de 3.815 militares, ou seja, faltam 1.177 profissionais. 

Novo Comando 

Os novos comandantes já estabeleceram foco em quatro pontos principais de atuação. Para atuação a curto prazo, como reforço nas ações da Operação Veraneio, atração de parcerias público-privadas para a instituição, desenvolvimento dos projetos sociais, além de ações alinhadas com o Governo, como a contratação de efetivo para a corporação e a digitalização de processos.

A solenidade também foi a despedida do Coronel BM João Valério Borges, que não só deixou o Comando-Geral da instituição, como também passou para a reserva da corporação. 

Novo comandante

Edupércio Pratts é graduado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduado em administração de segurança pública e gestão de serviços de bombeiros pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Entrou na carreira militar no estado em 1984, e passou pelo curso de formação de oficiais e de especialização de bombeiro para oficiais.

Na corporação, ele atua como piloto do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), foi diretor de ensino, comandante da 1ª Região, chefe do Estado-Maior Geral e chefe do Controle Interno. 

Sub-comandante

Charles Alexandre Vieira é bacharel em administração de recursos humanos pela Faculdade Borges de Mendonça, pós-graduado em administração de segurança pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e especialista em administração pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Entrou para a carreira militar no estado em 1990, passando pelo curso de formação de oficiais. Na corporação foi diretor de ensino, comandante do Batalhão de Itajaí, comandante de Pelotão em Orleans e São Bento do Sul, comandante da 3ª CIA de Bombeiros Militar em Florianópolis, subcomandante do 1º BBM em Florianópolis, chefe da divisão de Engenharia Contra Incêndio e Pânico, da Diretoria de Atividades Técnicas.

O coronel foi ainda comandante da Academia de Bombeiros Militar e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Atuou ainda como Ajudante de Ordens do Secretário de Segurança Pública.

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h