Lei das Promoções da APRASC completa cinco anos

Geral

Começa a eleição que escolherá a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Aprasc Gestão 2018/2021
26/11/2018

Teve início às 7h da manhã dessa segunda-feira, 26 de novembro, a eleição que escolherá a Diretoria e Conselho Fiscal da Aprasc Gestão 2018/2021. Segundo Carlos Cristiano de Oliveira, integrante da Comissão Eleitoral, foi feito um intenso trabalho que se estendeu por todo o final de semana, envolvendo além da Comissão Eleitoral, integrantes das três chapas concorrentes, funcionários, mesários e presidentes das mesas. “As votações estão ocorrendo de forma tranquila, segura e ordenada em todas as unidades nessa manhã. Não recebemos nenhuma informação de problemas”, destaca Carlos Cristiano. 

Além da Carlos Cristiano, compõem a Comissão Eleitoral, Walter Dias Teixeira e Paulo Roberto Godinho. Os nomes dos três praças foi aprovado na Assembleia do dia 18 de outubro, que contou com mais de 300 associados, em Florianópolis. A Assembleia também aprovou mudanças pontuais no Regimento Eleitoral.  Confira aqui o Regimento Eleitoral.  

Eleição

São mais de 100 pessoas trabalhando diretamente no pleito e outras 200 envolvidas, entre diretores, associados e apoiadores. As eleições ocorrem nessa segunda-feira, 26/11, das 7h às 20h, na terça, 27/11 e na quarta-feira, 28/11, das 7h às 18h.  

Estão aptos a votar 14.182 associados e associadas. A apuração dos votos inicia às 8h do dia 29 de novembro, na sede da Aprasc.

Chapas concorrentes

Três chapas que se inscreveram para a eleição da Diretoria da Aprasc, Gestão 2018-2021. São elas:

Chapa 1: Endireita , presidente João Carlos Pawlick

Chapa 2: Renovação, presidente Everson Henning

Chapa 3: Integração presidente Rafael Domingos da Silva Neto

As outras três chapas estão inscritas para concorrer a eleição do Conselho Fiscal. Esta é a primeira vez que o processo eleitoral para Diretoria e Conselho Fiscal ocorre simultaneamente com chapas separadas.  A mudança foi aprovada em Assembleia no ano passado. Confira aqui as nominatas de todas as chapas. Confira aqui:

Chapa 1

Chapa 2

Chapa 3

Portanto, são duas cédulas para votação. 

Em função das eleições para a escolha da Diretoria e Conselho Fiscal da Aprasc Gestão 2018/2021, os associados que tiveram demandas com o Jurídico devem ligar diretamente para os números: 48 3222-6620 ou no WhatsApp da Dra Grace Martins 48 991624240.

 

Distribuição das urnas 

São 50 urnas distribuídas no Estado, entre fixas e itinerantes. 

As urnas fixas ficam nos batalhões com maior abrangência.

As urnas itinerantes objetivam alcançar os destacamentos que são mais longes dos batalhões e os policiais e bombeiros que estão de serviço. As urnas itinerantes estão percorrendo o caminho em cima de roteiros pré-determinados. Esses roteiros foram convencionados pelas chapas concorrentes, que tiveram tempo oportuno que para que enviassem para a Comissão Eleitoral esses referidos roteiros e horários que as urnas iriam percorrer. Cabe salientar que não existe um horário fixo e sim pré-determinado, podendo haver algum imprevisto e esse horário poderá mudar. Acontecendo isso esse horário será colocado em ata. 

Tempo hábil

O roteiro e distribuição das urnas fixas e itinerantes foram publicados nas redes sociais e mídias próprias da Aprasc em tempo hábil, conforme anunciou a Comissão Eleitoral. 

Segurança das eleições 

Respeitando regimento eleitoral, como foi decidido na Assembleia no dia 18 de outubro, foi feito contato através de ofício com os comandantes gerais do CBMSC e da PMSC e está sendo garantida a guarda das urnas nos quartéis.

As urnas contém dois lacres: um lacre azul permanente na lateral que o mesário e o presidente colocam no primeiro dia, antes do início da primeira votação. Um lacre laranja que é colocado no final de cada votação. Esse lacre é retirado no dia seguinte e o número dele é constado em ata. 

Quem pode votar

Podem votar associados da Aprasc, com seis meses de associação no mínimo, ou seja, que se associaram, no mínimo, até maio deste ano e que ainda são associados até a presente data. 

A relação de votantes foi preparada conforme prevê o estatuto e feita através de um sistema, mas podem ocorrer falhas. Isto é, o nome do associado pode não estar na lista. Para isso, os mesários e presidentes de mesa estão preparados para receber esse voto em separado. Porém, a previsão é que o percentual de falha deve ser muito pequeno. 

Pleito eleitoral diferenciado 

É a primeira vez na história da Aprasc que acontece um pleito dessa grandeza, com três chapas concorrentes. Isso exigiu uma grande demanda por parte da Comissão Eleitoral, principalmente em razão do grande número de associados. 

Segundo a Comissão Eleitoral, em pronunciamento feito na sexta-feira, dia 23 de novembro, “conseguimos alcançar diversos fatores positivos para o bom andamento das eleições como a parceria com os batalhões e a autorização vinda direta dos Comandos Gerais. A democratização dos presidentes e mesários foi discutida amplamente por nós Comissão Eleitoral. Tudo isso com objetivo de trazer lisura e transparência na eleição que os associados esperam e a segurança que as chapas concorrentes necessitam”.

Leia também:

Debate entre as chapas: confira a íntegra!

Eleições Aprasc: confira os locais das urnas fixas e itinerantes

Três chapas concorrem à eleição da diretoria da Aprasc para gestão 2018-2021

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h