Lei das Promoções da APRASC completa cinco anos

Geral

Presidente da Anaspra é finalista do Prêmio Viva 2018
12/11/2018

O presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra) e diretor de Relações Públicas da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc), sargento Elisandro Lotin de Souza, é finalista do Prêmio Viva 2018. O prêmio Viva é uma iniciativa da prestigiada Revista Marie Claire e do Instituto Avon destinado a premiar mulheres e homens que se destacam no combate à violência contra as mulheres. A cada dois segundos, conforme o Instituto Maria da Penha, uma mulher é vítima de agressão física ou verbal no Brasil.

No total, são 21 finalistas em sete categorias: Saúde; Sociedade Civil; Revendedoras; Segurança, Justiça; Autonomia Econômica e Empreendedorismo; e Eles por Elas. Lotin é um dos três indicados na categoria Eles por Elas, dedicado a um representante do gênero masculino com atuação expressiva em favor das mulheres.

O trabalho pioneiro do sargento Elisandro Lotin na Aprasc e na Anaspra em defesa das trabalhadores na segurança pública, principalmente dentro das corporações militares, foi decisivo para sua indicação ao prêmio. O desafio de melhorar o ambiente de trabalho das mulheres nos quartéis e delegacias começou após os resultados da primeira pesquisa “As mulheres na segurança pública”, realizada pelas instituições que integram o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2014. A pesquisa mostrou altíssimos índices de discriminação e violência de gênero, com desdobramentos extremamente prejudiciais sobre a carreira.

Logo após a publicação, a pedido da Anaspra, representada por Lotin, foi formado o grupo de trabalho instituído em portaria conjunta da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário para desenvolver a cartilha orientativa sobre assédio sexual e moral. Ainda em 2014, época em que presidia a Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) mobilizou diretoria e associados para realizar o 1º Seminário Mulheres da Segurança Pública de Santa Catarina, o qual se concretizou em junho daquele ano com expressiva participação de operadoras da segurança pública do Estado e do país.

Também fez um trabalho, junto ao deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG), para incluir o crime de assédio moral no Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69), que afeta homens e mulheres, mas principalmente as mulheres, que são vítimas de assédio sexual nos quartéis, majoritariamente composto por homens.

No final de 2017, o sargento Lotin coordenou a mesa de debate sobre a questão da violência e do preconceito contra as mulheres da segurança pública durante o 13º Encontro Nacional de Entidades de Praças (Enerp), promovido pela Anaspra.

"Desde a publicação da pesquisa em 2014, e principalmente a partir de 2015, inserimos o debate, tanto em nível nacional via Anaspra, quanto local, no caso da Associação de Santa Catarina, com relação ao assédio moral e sexual, entre outras violências e discriminações que atingem as mulheres que operam a segurança pública, com objetivo de promover conscientização e desencadear ações que priorizem a equidade de gênero e a harmonia no local de trabalho”, resume Lotin.

A votação dos finalistas está aberta ao público e pode ser feita neste link https://goo.gl/g6eVw5   até o dia 18 de novembro.

Além do voto popular, um júri de especialistas composto por Laura Ancona; Nadine Gasman, da ONU Mulheres; Sueli Carneiro, do Geledés – Instituto da Mulher Negra; Silvia Chakian, promotora de Justiça; e Silvio Almeida, advogado, ajudará a escolher os sete vencedores - um em cada categoria.

A premiação acontecerá no dia 22 de novembro, no Palácio Tangará, em São Paulo.                                                                                          

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h