Parabéns guerreiros: 63 novos soldados bombeiros militares se formam em Florianópolis

Geral

Soldado BM de folga evita tragédia em Joinville
06/11/2018

O que era para ser um dia de folga dedicado à família acabou se transformando num salvamento de vidas e de patrimônio. Por volta das 11h30 da manhã, ao se aproximar do Centro de Educação Infantil Amandos Finder, o soldado da 3ª/7º BBM , Guillermo Muelas Sangiao, acabou se desviando do caminho e conseguiu salvar as vidas e a propriedade da família que mora e tem o seu negócio no local. “Próximo à rua de acesso à CEI, avistei uma fumaça negra e densa por trás de um edifício de três andares, onde fica a farmácia. Por conhecer a região, imaginei ser na pizzaria Rei das Pizzas, então acelerei e me dirigi ao local”, conta ele.

Ao chegar ao local, onde já se juntavam muitos curiosos, viu que a fumaça vinha do piso superior da propriedade, onde a família reside, e que estava na sacada do imóvel sem saber o que fazer. “A residência estava fechada, o proprietário estava desesperado, tentando levar a mangueira de jardim até onde estavam as chamas. Pulei o muro, pedi a uma das pessoas que estavam ali para desligar a energia elétrica no disjuntor geral e pedi aos comerciantes dali um extintor, subi com o proprietário e da porta de entrada da cozinha combatemos o incêndio”, relembra.

No local do incêndio funcionava uma cozinha e um depósito, com fardos de embalagens, óleo e refrigerantes, cuja capacidade combustão é alta. O incêndio foi provocado por um vazamento na mangueira do gás. Depois de controlar o fogo, o SD Guillermo conseguiu que a família e seu cachorro saíssem do local, pois o ar estava saturado pelo gás. “Em seguida, corri pela sacada e acessei o interior da residência pelo quarto do casal, local onde protegi minhas vias aéreas com uma toalha molhada e percorrendo todos os cômodos realizei a abertura das janelas para realização de ventilação natural. Após, com auxílio de um tapete, retirei o botijão de gás do interior do imóvel, deixando vazar em ambiente aberto eliminando riscos de eventos adversos subsidiários”, descreve.

Os Bombeiros Voluntários chegaram em seguida, já com toda a situação sob controle, quando o SD Guillermo se identificou, explicou o ocorrido e foi buscar suas filhas na escola.

O ato de bravura de Guillermo teve reconhecimento imediato da comunidade, a começar pelos professores e funcionários da CEI onde estudam suas meninas e que acompanharam tudo, pois era horário de almoço. Documento assinado por eles, relatando o ocorrido e destacando o ato de bravura que salvou as vidas da família, sua casa e seu negócio, foi encaminhado ao comandante da 3ª/7º BBM, Jonas Lemos Talaisys. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Jaekel A. Souza também enviou documento encaminhou documento ao tenente BM, destacando que a atuação de Guillermo foi fundamental para evitar uma tragédia. Na Câmara de Vereadores, foi aprovada Moção de Reconhecimento ao heroísmo do bombeiro militar, que recebeu elogio interno pela atuação. “Saí de lá com o sentimento de dever cumprido e satisfação máxima por ter ajudado a evitar algo maior”, afirma Guillermo.

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h