Parabéns guerreiros: 63 novos soldados bombeiros militares se formam em Florianópolis

Geral

Setembro Amarelo: Programa ao vivo na Rádio Web Aprasc debate a importância de prevenção ao suicídio entre praças
14/09/2018

Desde o início do mês a campanha nacional de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, está com uma programação de palestras e debates em várias cidades de Santa Catarina. Na última semana, foi realizada uma audiência pública sobre o assunto na Assembleia Legislativa (Alesc) e uma palestra com foco na prevenção para crianças e adolescentes na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC). Os diretores da Aprasc Myke dos Santos e Jeferson de Lima participaram das atividades e convidam todos os praças a participar dos eventos, que seguem até o fim do mês.

Programa ao vivo na Rádio Web Aprasc debate a importância de prevenção ao suicídio entre praças
Nesta segunda-feira, 17, das 14h30 às 16h, a saúde mental e prevenção ao suicídio entre policiais e bombeiros militares são tema de um programa ao vivo na nossa Rádio Web Aprasc. Acompanhe por aqui e participe ao vivo pelo Facebook!


Confira o convite do presidente da Anaspra e diretor da Aprasc, sargento Elisandro Lotin, para assistir ao programa sobre o Setembro Amarelo na segunda-feira, dia 17/09, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pela Rádio Web Aprasc e pelo Facebook da Aprasc:



Além de ser uma oportunidade de formação sobre o tema para atuação profissional, a importância de participar é de conscientização para este risco entre colegas de farda. Embora se fale pouco sobre isso, o número de suicídios entre profissionais da Segurança Pública, em especial os policiais militares, é muito preocupante. Em 2015, a Polícia Militar de Santa Catarina teve 9 suicídios (dados citados durante o 13º Enerp), número dez vezes maior que a população em geral, sendo que o estado é o segundo maior em número de suicídios. Leia a matéria completa: Transtornos psicológicos e doenças causadas pelo trabalho ainda são tabu nas instituições militares

Aprasc participa de Audiência Pública na Alesc e convida praças para atividades do Setembro Amarelo 

Na quarta-feira, 12, os diretores Myke dos Santos e Jeferson de Lima participaram da audiência pública na Assembleia Legislativa para alertar autoridades sobre os casos que ocorrem entre policiais e bombeiros militares. 

O diretor Jeferson de Lima falou sobre a importância de debater esse tema nas intituições PMSC e CBMSC



E nesta sexta-feira, 14, também estiveram presentes na palestra  "Doenças mentais: falar para prevenir, conhecer para tratar”, realizada no Ministério Público de Santa Catarina.


O evento foi transmitido ao vivo e está disponível na íntegra abaixo e também no youtube: https://youtu.be/wDoKllKfy34



Veja também as próximas atividades da campanha, organizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP-SC) e outras entidades. 

18/09 - Capacitação do Setembro Amarelo aos Bombeiros e SAMU – ocorrerá no auditório SSP – sobre abordagem aos pacientes com risco de suicídio, doenças mais prevalentes relacionadas ao suicídio, estigma em relação as doenças mentais e suicídio, fatores de risco e de proteção do suicídio, como lidar com a culpa dos profissionais após tentativa de suicídio.

19/09 – Palestra na Casa do Educador, em São José, com a psiquiatra Bárbara Saviato, faz 8h às 10h, com o tema “Saúde mental e prevenção ao suicídio em crianças e adolescentes”.

24/09 - Palestra do Setembro Amarelo para Faculdade Estácio de Sá, em São José.

30/09 – Caminhada pela Valorização da Vida – Trapiche da Beira-mar Norte, às 10h.

Saiba mais no site oficial.

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h