Mais um passo na carreira: parabéns a todos os praças promovidos e formados

Geral

Nos 35 anos do CFAP, Aprasc é homenageada
24/07/2018

A Aprasc recebeu, na tarde dessa segunda-feira (23/07), a Moeda Comemorativa em homenagem aos 35 anos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP pela parceria e contribuição prestadas a esta instituição. A premiação foi feita na solenidade alusiva ao aniversário do CFAP, no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis. 

“Estar novamente neste espaço de formação, agora na qualidade de presidente da Aprasc, muito me orgulha. Aqui me formei sargento, em tempos de dificuldades, pois vínhamos do interior de SC viver uma cultura diferente e dias de formação bastante intensos e que infelizmente voltavam-se mais ao militarismo que ao lado profissional. Ver no presente regras bem definidas, planejamento de ensino, melhoria na escolha das disciplinas e espaço físico amplo para as instruções demonstram os avanços e a evolução que o CFAP vem alcançando. Parabéns aos que construíram e constroem este Centro. A Aprasc é parceira para construir uma casa de formação de praças que sirva com excelência a PMSC mas, em especial, à sociedade catarinense”, disse o presidente da Aprasc, subtenente RR Edson Fortuna, que recebeu a homenagem das mãos do comandante do CFAP, tenente coronel Jardel Carlito da Silva. 

Também prestigiaram a solenidade os diretores Elisandro Lotin, coordenador de Relações Públicas e presidente da Anaspra; Rodrigo de Souza, vice-presidente da Regional Grande Florianópolis, e Nilton Tolentino Junior, 2º tesoureiro da Aprasc. 

 

Na sua fala, o comandante do CFAP, lembrou do seu primeiro da sua primeira experiência na instituição. “Em 2003, como 2º Tenente, foi designado a comandar dois pelotões do Curso de Formação de Soldados e foi meu primeiro contato no CFAP. Essa experiência me fez despertar o interesse de um dia comandar esse Centro e hoje tenho a oportunidade de viver esse sonho”, disse o tenente coronel Jardel.

Ele também homenageou praças e ex-comandantes. “Rendo minhas homenagens aos ex-comandantes que, com sabedoria e dedicação, prepararam o caminho para o meu comando. Vejo aqui também grandes praças - bravos soldados, cabos, sargentos e subtenente - filhos dessa casa, muitos com que tive a felicidade de trabalhar e outros a grata missão de formar”. 

O coronel Sidney Carlos Pacheco, fundador e responsável pela lei de criação do CFAP, Lei nº 6.217, de 10 de fevereiro de 1983 (Lei de Organização Básica da Polícia Militar), então comandante, foi um dos agraciados, assim como, o primeiro comandante coronel Nilton dos Santos Filho. 

Além deles, na solenidade, os ex-comandantes do CFAP, policiais militares que serviram e que servem no Centro e ainda civis e militares que contribuíram, de alguma forma, com o crescimento e evolução da unidade de ensino foram homenageados. 

O secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, destacou que o CFAP considera o policial militar como um cidadão diferenciado, que ao se apropriar do conhecimento, contribui para a construção de uma sociedade capaz de transformar a realidade. Já o comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, ressaltou que o CFAP fundamenta-se na busca incessante do aprimoramento da educação formal no processo de desenvolvimento e formação do policial militar. Segundo ele, educar não é apenas formar homens e mulheres aptos a trabalhar na segurança pública, mas preparar agentes que contribuirão na transformação de uma sociedade mais justa e melhor para todos.

Fotos: sargento Aurélio (CCS PMSC). Acesse a galeria

 CFAP - O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, subordinado à Diretoria de Instrução e Ensino, completou em 1º de julho, 35 anos de implantação. As comemorações encerraram-se nesta segunda-feira (23/07), Entretanto, a história de formação e aperfeiçoamento de praças da Corporação, teve início há mais de 80 anos, quando a então Força Pública do Estado de Santa Catarina passou a preparar o sargento de forma regular, a partir da criação do curso de sargentos, em dezembro de 1934. No dia 3 de setembro de 1935, formava-se a primeira turma de sargentos, sob o comando geral do coronel Cantídio Quintino Régis. 

Confira os praças que também foram homenageados 

Policiais Militares que prestaram relevantes serviços ao CFAP, contribuindo de forma direta para construção da excelência do trabalho desta casa de ensino: 

ST PM RR

Luiz Carlos Alexandre

ST PM RR

Otávio Sustenei da Silva

ST PM RR

Rudney Santos Rachadel

1º Sgt PM

Josuel Cardoso

1º Sgt PM

Rafael Ledenir Bernardo

2º Sgt RR PM

Gilson João Rachadel

3º Sgt PM

Paulo Fernando Meirinho Boamar

3º Sgt PM

Lucélia Eler

3º Sgt PM

Edenilson Paulo Wolfart

3º Sgt PM

Adão Claudiomiro dos Passos

 

Policiais militares que atualmente vem dedicando esforços no sentido de não apenas manter, mas elevar a primazia desde Centro de Formação:

ST PM

Fausto Junior Medeiros

ST PM RR

Ari Alfredo Rott

ST PM RR

Pedro José Guisoni

1º Sgt PM

José Carlos Ramalho (licença)

2º Sgt PM

Ricardo Sílvio da Silveira

2º Sgt PM

Altair Pereira

2º Sgt PM

Murilo Wilke

2º Sgt PM

Pedro Da Silva

3º Sgt PM

Leandro Espindola Torres Barbosa

3º Sgt PM

Elisson Luiz Bitencourt de Souza

3º Sgt PM

Rodrigo Moraes Vicente

3º Sgt PM

Nério Wink

3º Sgt PM

Zanata Nascimento

3º Sgt PM

Fabiano Ailton Felipe

3º Sgt PM

Roberto Zauri Ramos

3º Sgt PM

Norton Andrada do Nascimento

 Confira o vídeo produzido pela Aprasc para homenagear os 35 anos do CFAP

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h