Lei das Promoções da APRASC completa cinco anos

Geral

Parabéns aos 10 praças bombeiros militares promovidos
18/06/2018

Na manhã da sexta-feira (15/06) foi realizada a solenidade de promoção e entrega de medalhas no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, na Capital.

A comemoração marcou também os 15 anos de emancipação administrativa da CBMSC. 

 Foram realizadas a promoção de praças e oficiais, entrega de medalhas e do título honorífico Amigo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. As homenagens serão destinadas às personalidades que contribuíram de alguma forma com a corporação, seja nas parcerias institucionais ou por meio dos serviços prestados à comunidade. 

As solenidades de promoção também aconteceram em outros batalhões do estado, conforme programação de cada unidade. Alguns Quartéis do Oeste Catarinense realizaram as promoções, como o 6º BBM com sede em Chapecó, o 12º BBM com sede em São Miguel do Oeste e o 14º BBM com sede em Xanxerê, na quarta-feira (13/06).Outros locais, realizam a formatura nesta segunda-feira 18/06.

Como reconhecimento pela parceria e bons préstimos à instituição e à sociedade catarinense, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior e o General da 14° Brigada, Ricardo Miranda Aversa, foram condecorados com o diploma de Amigo do Corpo de Bombeiros Militar.

Na sequência, a solenidade contemplou os Militares agraciados com as medalhas por méritos em Segurança Contra Incêndios, por Atendimento Pré-Hospitalar, Comunitário e Medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza, como forma de reconhecimento profissional aos Bombeiros que se destacaram na referidas atividades de combate a incêndio ou prevenção e no atendimento pré-hospitalar. Já o mérito Comunitário é concedido aos profissionais pelo engajamento profissional em atividades ou programas de aproximação ou atendimento da corporação à comunidade. Enquanto a medalha Coronel Carlos Hugo Stockler de Souza é concedida aqueles que se destacaram na atividade de salvamento aquático.

Também foram condecorados com a medalha de APH, os profissionais da Secretaria de Saúde, por intermédio do Samu: André Motta Ribeiro, Karin Geller Leopoldo e Janine Silveira dos Santos Siqueira.

 Já as medalhas de Mérito Bombeiro Militar são entregues em reconhecimento ao elevado grau de profissionalismo junto à instituição. As de mérito Tempo de Serviço são moções referentes ao tempo dedicado ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, sendo medalha Bronze, correspondente a 10 anos, a Prata a 20 anos e a de Outro a 30 anos de serviço.


No ato de promoção, em todo estado, foram promovidos 45 profissionais. Destes, 10 foram Praças, que subiram aos postos de Subtenente, 3° Sargento e Cabo, e outros 35 Oficiais, que ascenderam aos postos de Coronel, Tenente Coronel, Major e 1°Tenente.

Lista de Praças promovidos

Graduação de Subtenente BM

1º Sargento BM Jacymir Santos de Oliveira- Florianópolis 

Graduação de 3º Sargento

Cabo BM Alexandre Bueno dos Reis - Imbituba

Cabo BM Amauri Andruchechen - Garuva

Cabo BM Everson Luiz David- Porto União

Cabo BM Jaime Edson dos Santos -São Francisco do Sul

Cabo BM Pedro Ademir Voltolini -Chepecó

Cabo BM Ulisses Duarte de Araújo -Garuva

Cabo BM Valerio Weiss- Florianópolis 

Graduação de Cabo

Soldado BM Anderson Ademir Ramos -Florianópolis

Soldado BM Cristiano Braun-São Miguel do Oeste

 15 anos de emancipação

A atividade do Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina começou em conjunto com a Polícia Militar nos anos de 1926. Apesar disso, já em 1910, a atividade de comabte a incêndio era realizada no estado em conjunto com a força de segurança pública. Em 2003, mais precisamente no dia 13 de junho, por meio da Emenda Constitucional n°33, a Assembleia Legislativa, aprovou a emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Dessa forma, com a autonomia administrativa e financeira a instituição passou a traçar o próprio caminho.

De acordo com as informações do Comando-Geral, em nota aos Bombeiros Militares e Comunitários, em 2003, apenas 55 municípios catarinenses contavam com quartéis do Corpo de Bombeiros Militar. Hoje, são 135 municípios com quartel próprio. Em outras 272 cidades o Corpo de Bombeiros Militar atende ocorrências e faz atividades preventivas por intermédio de convênios com os executivos municipais, aplicando as legislações federal e estadual vigentes.

Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel João Valério Borges, foi possível, ao longo dos anos, ampliar de maneira bastante significativa o atendimento no território catarinense. "O segredo do nosso sucesso é a inovação. Inovamos de diversas formas, sempre com o objetivo que a sociedade seja bem atendida, sendo que, para isso, não medimos esforços para prestarmos um serviço cada vez mais de excelência", disse em nota à corporação.

O Comandante-Geral ainda parabenizou os Bombeiros Militares, Comunitários e Civis  pelo empenho e pelo trabalho que realizam diariamente no atendimento de ocorrências no estado. "Esta em nosso planejamento estratégico até o ano de 2030: Ser uma corporação de excelência na prestação do serviço de bombeiros resguardando a vida o patrimônio e o meio ambiente catarinense," completou.

Acesse a galeria de fotos da CBMSC

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h