Parabéns guerreiros: 63 novos soldados bombeiros militares se formam em Florianópolis

Geral

No seu dia de folga, bombeiro militar arrisca a própria vida e salva idosa de incêndio
12/06/2018

“Se não fosse esse anjo na minha vida eu poderia ter morrido”. A declaração é da dona de casa Thelma Scholze, de 62 anos, ao referir-se ao bombeiro militar, soldado Helton Vicente Voltolini, de 29 anos e associado da Aprasc, que no seu dia de folga arriscou sua própria vida e conseguiu evitar uma tragédia. "Nosso reconhecimento e homenagem ao associado Helton pela sua atitude de coragem, de respeito à vida e amor ao próximo”, disse o presidente da Aprasc, subtenente RR Edson Fortuna.

O fato ocorreu no final da tarde do domingo de 27 de maio, na pequena Balneário Barra do Sul, cidade localizada na região norte/nordeste de Santa Catarina com uma população de pouco mais de 8 mil habitantes. “Estava pedalando em meu dia de folga quando deparei com um veículo em chamas dentro da garagem de uma residência, no centro da cidade. A dona da casa não havia percebido o fogo. De imediato entrei na residência e a retirei do interior para proteger a sua vida”, relatou Helton. 

Para o bombeiro militar, a única alternativa de salvar as duas residências (a da senhora Thelma e a da vizinha) era tirar o carro pegando fogo de dentro da garagem. Sem hesitar, ele então decidiu arriscar a vida e puxar o veículo em chamas até o afastar das casas. “Iniciei o combate com a mangueira que estava no jardim até a chegada da equipe que fez o rescaldo e o atendimento à senhora que ficou bastante debilitada”, disse o soldado. 

A senhora Thelma contou depois que a atitude do bombeiro foi fundamental para salvar sua vida. “Eu não vi nada, não ouvi nada, não senti cheiro de fumaça, a casa estava fechada. O rapaz viu que estava pegando fogo no meu carro e me avisou. Eu sofro de pressão alta, fiquei nervosa estava tudo em chamas. Ele arriscou a vida dele, ia pegar fogo num toldo, na minha casa e na do vizinho. Foi um momento de desespero e dou um voto de louvor a esse rapaz que me ajudou muito, ele merece o céu!

Confira as palavras da senhora no vídeo

 

Homenagem

 Na tarde da terça-feira, 12 de junho, em solenidade na sede da Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul, o bombeiro militar Helton Vicente Voltolini foi homenageado e recebeu das mãos do prefeito Ademar Henrique Borges um diploma de reconhecimento de mérito pelo ato de bravura, amor ao próximo, profissionalismo no combate ao incêndio, arriscando a própria vida e salvando a vida de uma cidadã e dos seus bens materiais.

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h