Geral

Aprasc é recebida no Centro Administrativo para debater e desemperrar projeto do plano de carreira
02/08/2017

Com objetivo de dar andamento ao projeto que trata do plano de carreira, que está travado no Centro Administrativo do Estado, a diretoria da Aprasc foi chamada para uma reunião no final da tarde dessa terça-feira (01.08). Pela Aprasc participaram, o presidente Edson Fortuna, e os diretores cabo Everson Henning e sargento Rodrigo de Souza, que coordenam a comissão responsável pelos projetos do plano de carreira e QOA. Pelo governo, participaram o secretário da Administração, Milton Martini, juntamente com assessores técnicos, entre eles, Luiz Antônio Dacol, diretor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, além de um representante do Comando Geral.  

 Na reunião, foram debatidas e esclarecidas dúvidas acerca do projeto que visa trazer melhorias e importantes ajustes à carreira dos praças militares estaduais, principalmente, sem gerar impacto financeiro ao Estado. Há muito, a Aprasc vem pedindo o empenho na tramitação do projeto, construído pelo Comando em parceria com a Aprasc e que traz mudanças importantes na carreira dos praças.

  Dentre as as melhorias estão a possibilidade de todas os praças voltarem a poder concorrer e seguir carreira; correção no quadro de praças (hoje composto por dois quadros); garantias a praças que venham a fazer o CFO; correção de índices femininos de ingresso; respeito a todos aqueles com o CFC, ou que venham a cursá-lo. O projeto segue agora para análise do governador do Estado.

A Aprasc também quer agora agilidade no projeto que trata do QOA – Quadro de Oficiais Administrativos

 Agilidade

Apesar de ter sido concluído ainda em abril do ano passado, o projeto ainda não havia tido o  encaminhamento necessário por parte do governo do Estado. Em ofício enviado ao governador Raimundo Colombo, a Aprasc solicitou o empenho e celeridade para a proposta. No documento, a Aprasc ressaltou que o projeto resulta em impacto financeiro negativo para o estado. “Recebe nosso apoio e aplauso, justamente por conseguir conciliar o interesse da categoria, pois traz importantes avanços para a carreira dos praças e economia recursos públicos”, diz o documento.

Em abril, Edição do Jornal O Praça nº 63, tratou do Plano de Carreira (pág 5) e do QOA.

confira o cronograma publicado

 ENTENDA TODO O PROCESSO

 2015 – As discussões sobre as mudanças no plano de carreira da PM e BM iniciaram-se ainda em março de 2015. No dia 2 de março, a Aprasc esteve reunida com o comando do CBMSC, quando apresentou propostas. A inclusão do QOA no projeto sempre foi uma das reivindicações.

Em 15 de dezembro, a Aprasc foi chamada para uma reunião do Estado Maior em que foi apresentada proposta de mudanças, elaborada a pedido dos Comandos da PM e do CBM. Apesar de considerar diversos pontos positivos, a Aprasc avaliou que o projeto precisaria ser  melhor estudado pela diretoria e debatido com todos aprasquianos.  

 2016 – A Aprasc participou de pelo menos três reuniões com os Comandos, nos meses de janeiro, março e abril. Em janeiro, divulgou carta aberta manifestando posição contrária aos rumos tomados pelos Comandos na condução do projeto de alteração no plano de carreira dos praças.  Em respeito aos interesses da coletividade, em fevereiro, a Aprasc realizou uma enquete a fim de ouvir a opinião dos associados.

 Em março, os debates com a PM e CBM foram retomados e, em 25 de abril, a discussão no âmbito dos Comandos foi encerrada. O major Von Knoblauch, responsável por redigir a proposta do grupo de trabalho, formado por representantes do Estado Maior das corporações e Aprasc, apresentou a última versão, que posteriormente foi encaminhado ao governo do Estado.

 QOA – Nesta reunião de abril,  a Aprasc solicitou, mais uma vez, aos Comandos a reabertura dos trabalhos para a inclusão do QOA, porém não foi atendida. Ficou a promessa de que o QOA seria contemplado em um novo projeto. Apesar das ressalvas, a diretoria da Aprasc avaliou que as mudanças  em relação ao primeiro projeto no plano de carreira apresentado foram significativas e como um todo vai beneficiar a coletividade.

 

 

Notícias Relacionadas
    Galeria de Fotos
    [ Últimas notícias ]
    POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
    • (48)3223-2241 3039-0609

    Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

    Horário de funcionamento
    Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h