Geral

Aprasc presente no 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
19/07/2017

A reforma e modernização das instituições policiais foi o tema central do 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que iniciou na segunda-feira (17) e se encerra nessa quarta-feira (19), em São Paulo. Pesquisadores, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado, policiais e membros do sistema de justiça criminal, reunidos no encontro, concluíram que são urgente e necessária a modernização da segurança pública e a aproximação entre polícia e sociedade.

 A Aprasc esteve presente, representada pelo diretor de Relações Públicas e presidente da Anaspra, cabo Elisandro Lotin.  Ele foi um dos palestrantes no debate sobre a  (Des) Militarização e Códigos Disciplinares no Brasil. O painel teve a coordenação de Rafael Alcadipani da Silveira (FGV/SP) e participação de Rodrigo Vilardi (Cap. PMESP), Maria Laura Canineu (Human Rights Watch) e Íbis Pereira (Cel RR PMERJ/UERJ).

 No segundo dia do encontro (18), durante a Assembleia Geral do FBSP, Lotin foi eleito membro do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 Representantes dos 26 estados do país e do Distrito Federal estavam presentes no evento que contou com 167 palestrantes, 600 inscritos e 47 entidades e instituições apoiadoras. Foram realizadas 40 atividades simultâneas, entre mesas redondas, painéis e workshops, além de duas conferências internacionais.

 Temas

 As políticas de redução de homicídios, crime organizado e prisões, violência contra a mulher e a relação entre polícia foram os temas colocados em discussão nesses três dias do evento. O encontro contou ainda com atividades sobre novas tecnologias no combate ao crime, sistemas de informação e inteligência, roubos a instituições financeiras, dentre outros. 

 O que é o Fórum

 O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como um espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil. Organizado como uma associação, a adesão dos membros é livre. Cada candidato deve comprovar seu compromisso com a segurança pública e com os valores do FBSP, através assinatura da Carta de Princípios. Os conselhos administrativo e fiscal são renovados através de eleições regidas pelas regras do Estatuto Social e traçam as linhas mestras que guiam a atuação da equipe executiva, sediada na cidade de São Paulo.

  Desde sua fundação o FBSP realiza três atividades periódicas que concretizam a missão institucional. Um dos principais mecanismos de fomento à transparência é a publicação do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, enquanto a discussão sobre políticas públicas e a disseminação das melhores práticas são realizadas, sobretudo, através da edição da Revista Brasileira de Segurança Pública e do Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Parcerias com a administração pública, instituições acadêmicas e sociedade civil frequentemente dão origem a diferentes projetos que respondem de forma dinâmica aos objetivos estratégicos estabelecidos e à conjuntura de curto e médio prazo.

 Nessa proposta, a Segurança Pública é entendida como um serviço público, baseado na prevenção e na repressão qualificada, com respeito à equidade, à dignidade humana e guiado pelo respeito aos Direitos Humanos e ao Estado democrático de Direito.

 Objetivos Estratégicos

 Política de segurança pública: transparência, prestação de contas e controle

Proteção da vida

Pactuação federativa e governança democrática da segurança pública

Violência sexual contra a mulher

Reorganização do sistema prisional

 

Notícias Relacionadas
    Galeria de Fotos
    [ Últimas notícias ]
    POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
    • (48)3223-2241 3039-0609

    Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

    Horário de funcionamento
    Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h