Secretário da Segurança Pública apoia criação de um fundo assistencial para agentes da segurança atingidos por ações do crime organizado

Geral

Aprasc presente no 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
19/07/2017

A reforma e modernização das instituições policiais foi o tema central do 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que iniciou na segunda-feira (17) e se encerra nessa quarta-feira (19), em São Paulo. Pesquisadores, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado, policiais e membros do sistema de justiça criminal, reunidos no encontro, concluíram que são urgente e necessária a modernização da segurança pública e a aproximação entre polícia e sociedade.

 A Aprasc esteve presente, representada pelo diretor de Relações Públicas e presidente da Anaspra, cabo Elisandro Lotin.  Ele foi um dos palestrantes no debate sobre a  (Des) Militarização e Códigos Disciplinares no Brasil. O painel teve a coordenação de Rafael Alcadipani da Silveira (FGV/SP) e participação de Rodrigo Vilardi (Cap. PMESP), Maria Laura Canineu (Human Rights Watch) e Íbis Pereira (Cel RR PMERJ/UERJ).

 No segundo dia do encontro (18), durante a Assembleia Geral do FBSP, Lotin foi eleito membro do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 Representantes dos 26 estados do país e do Distrito Federal estavam presentes no evento que contou com 167 palestrantes, 600 inscritos e 47 entidades e instituições apoiadoras. Foram realizadas 40 atividades simultâneas, entre mesas redondas, painéis e workshops, além de duas conferências internacionais.

 Temas

 As políticas de redução de homicídios, crime organizado e prisões, violência contra a mulher e a relação entre polícia foram os temas colocados em discussão nesses três dias do evento. O encontro contou ainda com atividades sobre novas tecnologias no combate ao crime, sistemas de informação e inteligência, roubos a instituições financeiras, dentre outros. 

 O que é o Fórum

 O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como um espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil. Organizado como uma associação, a adesão dos membros é livre. Cada candidato deve comprovar seu compromisso com a segurança pública e com os valores do FBSP, através assinatura da Carta de Princípios. Os conselhos administrativo e fiscal são renovados através de eleições regidas pelas regras do Estatuto Social e traçam as linhas mestras que guiam a atuação da equipe executiva, sediada na cidade de São Paulo.

  Desde sua fundação o FBSP realiza três atividades periódicas que concretizam a missão institucional. Um dos principais mecanismos de fomento à transparência é a publicação do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, enquanto a discussão sobre políticas públicas e a disseminação das melhores práticas são realizadas, sobretudo, através da edição da Revista Brasileira de Segurança Pública e do Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Parcerias com a administração pública, instituições acadêmicas e sociedade civil frequentemente dão origem a diferentes projetos que respondem de forma dinâmica aos objetivos estratégicos estabelecidos e à conjuntura de curto e médio prazo.

 Nessa proposta, a Segurança Pública é entendida como um serviço público, baseado na prevenção e na repressão qualificada, com respeito à equidade, à dignidade humana e guiado pelo respeito aos Direitos Humanos e ao Estado democrático de Direito.

 Objetivos Estratégicos

 Política de segurança pública: transparência, prestação de contas e controle

Proteção da vida

Pactuação federativa e governança democrática da segurança pública

Violência sexual contra a mulher

Reorganização do sistema prisional

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h