Geral

Aprasc pede apoio de parlamentares para aprovação do QOA
16/05/2017


Diretores da Aprasc estiveram na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 16, para apresentar e pedir apoio dos parlamentares na aprovação do projeto de lei (PL 027/2016) que cria o Quadro de Oficiais Auxiliares (QOA) em Santa Catarina, o único estado onde o QOA ainda não foi implementado. A tramitação do projeto do QOA está suspensa até que a proposta de substitutivo global, com contribuições da Aprasc e dos comandos da PMSC e do Corpo de Bombeiros, seja encaminhada pelo poder executivo à Alesc.

Rodrigo de Souza, Ronaldo Claudino e Clailton de Oliveira e o apoiador Jair Nascimento estiveram em oito gabinetes, sendo que outros doze já foram visitados (confira a lista abaixo) no dia 25 de abril. “Falamos sobre os benefícios do QOA para os praças e as instituições militares, ressaltando que o único estado que ainda não possui este quadro é Santa Catarina, e os parlamentares demonstraram apoio ao projeto”, disse o diretor Rodrigo de Souza.


O grupo também entregou aos parlamentares o jornal O Praça nº 63, edição especial sobre a criação do QOA em Santa Catarina. O projeto do QOA foi proposto pelo deputado Gelson Merisio (PSD) no fim do ano passado. A Aprasc manifestou apoio à iniciativa, desde que a proposta fosse alterada de acordo com as contribuições das entidades representativas da categoria e das instituições. Por ser de autoria do legislativo, o projeto contém problemas de “vício de origem” e não contempla as demandas da Aprasc, que reivindica a criação do QOA desde sua fundação, há 15 anos.

Em reunião na Alesc, foi acordado entre o comando da PMSC, a Aprasc, e o deputado Gelson Merisio que um novo projeto será enviado pelo poder executivo – o que deverá sanar os problemas de vício de origem (leia aqui a matéria completa). “Alguns fizeram perguntas sobre a questão do vício de origem e explicamos que esse problema será resolvido quando o substitutivo global for encaminhado pelo governo. Quando isso ocorrer, o projeto não será mais de autoria do legislativo, como agora, mas do poder executivo”, explicou o diretor Ronaldo Roque Claudino.

O Comando do Corpo de Bombeiros também enviou ao governo do Estado uma proposta do QOA BM para ser anexada ao projeto de lei. Ambos os projetos, da PM e do CBM, encontram-se sob análise técnica. 

Ainda na tarde desta terça-feira, 16, o grupo esteve na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e na Secretaria de Estado da Administração para cobrar agilidade no andamento do projeto do QOA e também do plano de carreira. 

Gabinetes visitados no dia 16/05: 

Cleiton Salvaro - PSB

Dirceu Dresch - PT

Maurício Eskudlark - PR

Natalino Lázare - PR

Nilson Gonçalves * - S/P

Patrício Destro - PSB

Romildo Titon - PMDB

Valdir Cobalchini - PMDB


Gabinetes visitados no dia 25/04:

Fernando Coruja – PMDB

Nilson Berlanda - PR

Pedro Baldissera - PT

Dalmo Claro - PSD

Gabriel Ribeiro - PSD

Gelson Merisio - PSD

Rodrigo Minotto - PDT

Ana Paula Lima  - PT

Manoel Motta - PMDB

Neodi Saretta – PT

César Valduga - PCDOB

João Amim - PP

Notícias Relacionadas
    Galeria de Fotos
    [ Últimas notícias ]
    POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
    • (48)3223-2241 3039-0609

    Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

    Horário de funcionamento
    Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h