Geral

Aprasc parabeniza 950 alunos-soldados pela convocação e exige política permanente de contratação de efetivo 
03/05/2017


Crédito: Karina Ferreira/Agência Alesc

Após dois anos de luta pela convocação, 950 excedentes do concurso da Polícia Militar de 2015 se tornaram oficialmente alunos-soldados nesta terça-feira, 2, na cerimônia que marcou o início do Curso de Formação de Soldados (CFSd), no Centro de Ensino, em Florianópolis. 

A Aprasc, que há 15 anos aponta o déficit crescente de efetivo e reivindica uma política permanente de contratação de efetivo, acompanhou a trajetória dos excedentes e parabeniza a todos pela conquista, resultado de união e mobilização exemplares.

Veja o depoimento do presidente Edson Fortuna e do diretor Nilton Hélio Tolentino Júnior, que acompanharam a cerimônia:

 

Reforço de efetivo não é suficiente para repor aposentados dos últimos anos

Apesar de esta ser a maior convocação da história de Santa Catarina, quando se formarem, no fim do ano, estes 950 novos soldados vão apenas cobrir parte das baixas de aposentados. Cerca de 600 policiais entram para a reserva por ano. Por isso, o acréscimo de efetivo, na prática, será de apenas de 350 soldados. Em 2016, por exemplo, a baixa total foi de 881 policiais.

Essa defasagem no efetivo vem ocorrendo há pelo menos duas décadas e é uma reivindicação da Aprasc desde a sua fundação, em 2001. O efetivo atual da PM em Santa Catarina, de 10.386 (dado do Portal de Transparência da Secretaria de Estado da Fazenda referente à janeiro de 2017), é menor do que na década de 80, quando havia 13 mil policiais para um total de 3 milhões de habitantes - menos de metade da população de hoje, que é de 7 milhões. 

Reconhecemos a iniciativa do governo do Estado, mas ressaltamos que esta deve ser uma política permanente de contratação. A exemplo da lei complementar 623/2013, uma de nossas grandes conquistas, que estabeleceu regras para renovação e fluidez na carreira com abertura anual de cursos de formação, é urgente a implementação de leis que garantam a contratação anual mínima para que novos servidores substituam os aposentados.

Aprasc na mídia

O assunto foi capa nos principais de Santa Catarina nesta quarta-feira, 3. Confira o posicionamento da Aprasc no jornal Notícias do Dia:

Maior contratação da PMSC não é suficiente para cobrir déficit histórico na corporação  - Notícias do Dia

Leia também
Aprasc parabeniza excedentes do concurso para PMSC de 2015 pela vitória na luta por convocação - 20/02/2017 

Fotos: Karina Ferreira/Agência Alesc

Notícias Relacionadas
    Galeria de Fotos
    [ Últimas notícias ]
    POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
    • (48)3223-2241 3039-0609

    Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

    Horário de funcionamento
    Segunda à sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h